Idéia da Escola Técnica do Comércio de Estância

Percebendo a necessidade da tenra Escola Técnica de Comércio ter uma sede própria, para que vicejasse independentemente dos humores políticos, Oscar Fontes de Faria, tendo a colaboração de boa parte da comunidade estanciana, lançou sua pedra fundamental. Assim, alicerçou não só o prédio próprio da escola mas, principalmente, o futuro das gerações porvir.

Para arrecadar fundos, o professor Oscar lançou, com o apoio da Associação Comercial, a memorável “Campanha Financeira Amigos da Estância”. O próprio Professor Oscar, com os alunos da escola, batiam de porta em porta, cooptando os moradores para a causa.

Foi um momento épico!

A sede própria da Escola de Comércio foi construída com muito sacrifício, fé inquebrantável e uma grande dose de idealismo, pois a educação, para o Professor Oscar, era o único instrumento para o desenvolvimento pessoal e do país!

Homens e mulheres empenhados para que Estância se firmasse ainda mais enquanto celeiro da eduação e da cultura sergipana. Oscar Fontes de Faria foi o fermento desse cenário singular.

Homem de mente brilhante e inquieta, uma vontade férrea e idéias superiores, era acima de tudo alguém muito simples e um humanista incorrigível.

Nos documentos aqui enfeixados está contida sem retorques, a história daquele período extraordinário. Cabe agora aos históriadores e pessoas apaixonadas pelo passado, usufruí-los. Foi essa a intenção ao torná-los públicos.